sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O COMPUTADOR E SUA IMPORTÂNCIA NA ESCOLA

Existe uma relação cada vez mais próxima entre o uso da informática e a educação de maneira que o computador tem se difundido cada vez mais em setores estratégicos da sociedade, e por isso a informática tem grande contribuição na construção de uma nova sociedade.
     É preciso entender que a informática não é somente um computador em uma sala de informática e sim tem que ser vista pela escola como um mecanismo de apoio que é a principal via de ação para todas as atividades exercidas pela sociedade.
     A informática pode estar presente na sala de aula  e deve ser mediada pelo professor para apresentar um complemento as suas atividades desenvolvidas para propor ao aluno uma forma diferente de aprendizado.O uso de ferramentas simples e já conhecidas  propicia ao educador maior domínio e segurança nas atividades executadas
      A globalização impõe exigência de um conhecimento holístico da realidade. E quando colocamos a Informática como disciplina, fragmentamos o conhecimento e delimitamos fronteiras, tanto de conteúdo como de prática. Segundo: GALLO- (1994) “A organização curricular das disciplinas coloca-as como realidades estanques, sem interconexão alguma, dificultando para os alunos a compreensão do conhecimento como um todo integrado, a construção de uma cosmovisão abrangente que lhes permita uma percepção totalizante da realidade.”
      Os professores precisam estar abertos para incorporar essa nova realidade  e estar abertos para mudanças. Sua nova postura é de facilitadores e coordenadores do processo de ensino aprendizagem (TAJRA,2000).
       A escola precisa de novo caminho, uma nova forma de atuar. Dessa  forma os educadores já não podem mais escolher entre usar ou não usar, gostar ou não gostar de computadores, pois o mercado de trabalho bem como tudo o que nos cerca na sociedade exige que todos sejam capazes de interpretar uma quantidade cada vez maiores de informações.
      Neste novo contexto a escola terá como tarefa construir sentidos  com base nas informações. Esta construção terá que ser cada vez mais interdisciplinar ou transdisciplinar, integrando disciplinas consideradas extracurriculares(MELLO,1998).
      A escola atual como conhecemos , detentora de conhecimento científico, transmissão de cultura e saber terá que passar por transformações, adaptando-se às mudanças e o trabalho em equipe, trabalhando a realidade do aluno de forma que ele possa estar inserido nessa nova sociedade.
      Os desafios são muitos e é preciso superá-los, sendo que a educação deverá integrar-se a era da informação e do conhecimento, onde os avanços tecnológicos são constantes, fazendo surgir a cada instante uma nova tecnologia, aumentando ainda mais as desigualdades sociais. Apesar disso a educação deve estabelecer uma relação com desenvolvimento, e uma educação para um mundo digital e tecnológico, onde a sociedade seja capaz de interagir a partir do computador.

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